Memória entre a obrigação do erro e da liberdade

Num mundo contemporâneo cada vez mais diversificado a discussão acerca do âmago humano deixa de ser novidade. No entanto, a questão mantém-se conflituosa. Num mundo aparentemente mais pequeno carecemos de pontos de focagem, ancoragem, ou melhor dizendo,  de fuga.  O que resta para preservar, filtrar, memorizar, reter?

A paisagem quotidiana, nas suas lutas e simbolismos apresenta e expõe-se numa explosão de “valores em crise”. Mata-se o passado, acredita-se um suposto futuro….uma ideia de intensa inovação. Se por um lado expressa o lado mundano tecnológico de conformidade, preguiça, comodismo agregador, armazenista e consumidor, por outro, assistimos ao apogeu das dimensões das modas e dos fluxos, crenças e mais crenças, inevitáveis moralismos económicos que não se esquecem nunca de sacralizar na sua dimensão mais interesseira. Tudo isto são sinónimos de confusão, névoa, temor ou horror que concorrem com o orgânico humano. Este projecto trata de sublinhar uma estranha alegria contemporânea, trata-se de uma art(devertência) para um papel educativo às gerações “por vir”.

Os desenhos mostram este conflito humano. Estabelecem uma ponte entre a memória do espaço (território) onde decorre a exposição e a própria origem do desenho. Aquela que marca, divide, delimita, fere, divide, apreende, liberta e propõe. Querem os traços isolar gestos, atitudes, categorias e outras generalidades. Perpetuar aquilo que de mais intrigante suscitam….. os conflitos, as ligações aparentemente irreconciliáveis. Assim, assumem-se como alegorias, palimpsestos de percepções e interpretações, erros e liberdades do humano que todos nós somos obrigados a praticar.

Mário Vitória,

Exposição inserida na Mostra de Arte Contemporanea do Cõa e Douro Superior

Comissariado pela Critica de Arte Drª  Ana Luisa Barão

Trancoso, 27 de Maio de 2010

FOTOS DA EXPOSIÇÃO

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s