Casos da vida: até porque se os coelhos deixam de pôr ovos isto tudo deixa de ter piada /

Aqui vai um belo desenho de 2007 naquilo que foi uma bela sexta-feira santa de 2009.

Perguntaram-me recentemente o porquê da tauromaquia no desenho.
Pedi desculpa por não ter respondido à questão em tempo devido…
até porque tenho andado numa correria como “bicho que foge para/das farpas”,
Houve quem disse-se “pronto o moço é ibérico” no entanto a maior tourada pratica-se bem longe daqui… em força na terra deles (isso sim é fascinante). Passando ironia ao lado…fico pela alegoria…provavelmente a razão venha de um deleite por uma tradição estatuária de gesso e mais gesso, de Minotauros que perseguem o homem, ou mesmo o simbolismo da tauromaquia em Goya, com algum fascínio astral em que touro significa Homem (alguns…)
o manso e o agressivo da vida, o doce e agridoce que me faz alçar da cama, cheiro que me mata a fome e as alegrias, o salivar que me prende à terra e me afasta dos deuses criadores de vida. Comprovam todos eles o meu esforço inglório de tentar perceber porque no “tauro” se encontra a “maquia” (dinheiro, lucro,) e na união – tauromaquia a arte de tourear…bem…. diz-me a geada que está lá fora que a remuneração nunca fez mal a ninguém, mas isso é espectáculo ou vida? Claro que nunca existiu um sem o outro! que digam os cristãos com pé em solo romano.

Não desanime…respondi eu…caso não lhe tenha respondido à questão, faz muito bem em ler (sim ler) alguns outros desenhos onde esta problemática surge. Encontrará ali a resposta valida. Os desenhos são jogos e peças puzzle, não fossem eles parte de tauromaquia – uma “arte e um combate”.

Dizia um amigo meu que cresceu a dar chutos na bola ao lado do coliseu, “que faço eu com toda esta tradição?”

Hoje provavelmente lhe responderia “faz uma baliza”.

user-name-ink-and-watercolor-pencil-on-paper-295x37cm

Deixe uma Resposta

